Há tanto achismo em quem prescreve a NoCu q parece torcedor brasileiro durante copa do mundo: só porque o cidadão joga umas peladas e reconhece os jogadores da seleção, já pensa q é técnico.
Gente q cultiva o raciocínio e idealiza a língua geralmente acha q a NoCu e o raciocínio andam juntos, e às vezes até fazem analogia com a matemática.
HAHAHAHAHAHAHA
Coisa mais despistada, sô. Junta um raciocínio simplório a um conhecimento vago, e é nisso q dá. Pra explicar a complexidade da coisa, nosso encomioso doutor se sente às vezes como se falasse de flores e abelhas pra explicar às crianças o instinto da trepada e sua influência na história das civilizações. Mas q seja, então:
A língua é um produto orgânico, e os sistemas orgânicos são notórios por sua exuberância, variabilidade e interdependência. Tem desde mamífero q bota ovo a peixe q voa, passando por planta carnívora e pássaro sem asa.
A "norma" "culta" – com a imposição arbitrária explícita em 'norma' e a ofensa arrogante implícita em 'culta' – não é a língua. É um pseudo-dialeto, fruto duma padronização simplista e simplória de apenas uma pequena parcela dos fenômenos da língua. Dada a exuberância, variabilidade e interdependência das centenas de dialetos do português, é ridículo, ilusório e autofílico postular q a distribuição de inteligência e racionalidade na população brasileira coincide com a distribuição de conhecimento da NoCu.
Anotem aí: raciocínio e inteligência nada têm a ver com fala padronizada, decoreba de ortografia e recursos de estilo. Sorry.
Se tivesse, não existiria (e notem o produto orgânico) a síndrome de Beuren-Williams, q é um tipo de retardamento mental aliado à loquacidade e correção gramatical. Nem haveria os vários outros tipos de retardamento q contêm em suas síndromes o uso de gramática rebuscada ou de palavras incomuns ou de encadeamentos perfeitamente sintáticos e lógicos porém absolutamente patéticos. No outro extremo, se o raciocínio tivesse a ver com a NoCu, não existiriam tantos gênios matemáticos incapazes de abrir a boca sem empapuçar a própria sintática (tipo "Essa fórmula aqui não dei maior importância nem menos q pràquela.").
A NoCu é apenas mais um poço enganoso de idealismo q serve de armadilha pros tontos incautos: democracia, justiça social e pimba! norma culta. A exuberância, variabilidade e interdependência das ideologias, ideais e dialetos é q é a regra.
O lema "Ordem e Progresso" é o maior desserviço q já se fez a este país.
9 comentários:
Anda lendo o LLL, né seu dotô? :)
Vc quer dizer q ELE tem lido este blogue, ora pois não? "NoCu" é © 2006 Dr Plausível.
Na verdade, leio o LLL regularmente. Ele é um dos apenas três blogues em meus Favoritos.
A norma estulta é um tema recorrente aqui há quase quatro anos. Dá dó q seja um assunto tão mal compreendido. Tou pensando em postar uma lista dos artigos mais relevantes q escrevi.
Uaããããããããããaaaaaaaãããnnnnnnnhhhhiiinnnnn... nhanhanham... Que sono!
Será que vai dar praia amanhã?
Eu bocejo tbm, Demoá. Não pense q não.
Todo mundo sempre com os mesmos argumentos e objeções...
Vc pode até estar errado em tuas opiniões, mas pelo menos elas são minuciosas, né?
Um texto, tão claro e tão inteligente, escrito sem firulas, já é um argumento incontestável.
Por mais que seja plausível, eu penso que falar sobre questões sintáticas e absurdas fonéticas pode mesmo entediar, porém a tua escrita é dinâmica e eu fiquei amarradona (sic).
Desconfio que vc não deva gostar de gírias mas eu tbm não sei escrever tão bem como vc ;)
Gostei daqui, já estava por vir há tempos.
Beijo vírgula Dr Plausível :P
Não é o assunto em si que é entediante, Dai. É a freqüência, o ressurgimento, a insistência, a reiteração, a obstinação, a fixação, a monotonia, a recalcitrância, o replay, o tira-teima, o compacto, a respectiva, os melhores momentos, a reprise, o remake, a parte dois, o último capítulo da trilogia, a ressurreição de Jason, a Nova Geração, o box DVD e a edição para colecionadores...
Um dos piores episódios da série toda, e é justamente o que mais repetem.
Maldita greve dos escritores.
Ora, chega, então! Pára de escrever, se livra dos pentelhos de plantão, e, veja bem, preenche esta lacuna com sexo. SEXO!! ARDENTE, SELVAGEM E CHEIO DE BAIXARIAS. Como é bom. Vc. sabe disso, não sabe?
A NoCu é a ISO-9000 das lingua!
Postar um comentário
consulte o doutor