11 novembro 2007

Tia Norma, professora de cálculo retardado

Há tanto achismo em quem prescreve a NoCu q parece torcedor brasileiro durante copa do mundo: só porque o cidadão joga umas peladas e reconhece os jogadores da seleção, já pensa q é técnico.

Gente q cultiva o raciocínio e idealiza a língua geralmente acha q a NoCu e o raciocínio andam juntos, e às vezes até fazem analogia com a matemática.

HAHAHAHAHAHAHA

Coisa mais despistada, sô. Junta um raciocínio simplório a um conhecimento vago, e é nisso q dá. Pra explicar a complexidade da coisa, nosso encomioso doutor se sente às vezes como se falasse de flores e abelhas pra explicar às crianças o instinto da trepada e sua influência na história das civilizações. Mas q seja, então:

A língua é um produto orgânico, e os sistemas orgânicos são notórios por sua exuberância, variabilidade e interdependência. Tem desde mamífero q bota ovo a peixe q voa, passando por planta carnívora e pássaro sem asa.

A "norma" "culta" – com a imposição arbitrária explícita em 'norma' e a ofensa arrogante implícita em 'culta' – não é a língua. É um pseudo-dialeto, fruto duma padronização simplista e simplória de apenas uma pequena parcela dos fenômenos da língua. Dada a exuberância, variabilidade e interdependência das centenas de dialetos do português, é ridículo, ilusório e autofílico postular q a distribuição de inteligência e racionalidade na população brasileira coincide com a distribuição de conhecimento da NoCu.

Anotem aí: raciocínio e inteligência nada têm a ver com fala padronizada, decoreba de ortografia e recursos de estilo. Sorry.

Se tivesse, não existiria (e notem o produto orgânico) a síndrome de Beuren-Williams, q é um tipo de retardamento mental aliado à loquacidade e correção gramatical. Nem haveria os vários outros tipos de retardamento q contêm em suas síndromes o uso de gramática rebuscada ou de palavras incomuns ou de encadeamentos perfeitamente sintáticos e lógicos porém absolutamente patéticos. No outro extremo, se o raciocínio tivesse a ver com a NoCu, não existiriam tantos gênios matemáticos incapazes de abrir a boca sem empapuçar a própria sintática (tipo "Essa fórmula aqui não dei maior importância nem menos q pràquela.").

A NoCu é apenas mais um poço enganoso de idealismo q serve de armadilha pros tontos incautos: democracia, justiça social e pimba! norma culta. A exuberância, variabilidade e interdependência das ideologias, ideais e dialetos é q é a regra.

O lema "Ordem e Progresso" é o maior desserviço q já se fez a este país.

9 comentários:

Lucas disse...

Anda lendo o LLL, né seu dotô? :)

Permafrost disse...

Vc quer dizer q ELE tem lido este blogue, ora pois não? "NoCu" é © 2006 Dr Plausível.

Na verdade, leio o LLL regularmente. Ele é um dos apenas três blogues em meus Favoritos.

A norma estulta é um tema recorrente aqui há quase quatro anos. Dá dó q seja um assunto tão mal compreendido. Tou pensando em postar uma lista dos artigos mais relevantes q escrevi.

Pracimademoá disse...

Uaããããããããããaaaaaaaãããnnnnnnnhhhhiiinnnnn... nhanhanham... Que sono!

Será que vai dar praia amanhã?

Permafrost disse...

Eu bocejo tbm, Demoá. Não pense q não.

Todo mundo sempre com os mesmos argumentos e objeções...

Vc pode até estar errado em tuas opiniões, mas pelo menos elas são minuciosas, né?

m4rcos disse...

Um texto, tão claro e tão inteligente, escrito sem firulas, já é um argumento incontestável.

Dai disse...

Por mais que seja plausível, eu penso que falar sobre questões sintáticas e absurdas fonéticas pode mesmo entediar, porém a tua escrita é dinâmica e eu fiquei amarradona (sic).
Desconfio que vc não deva gostar de gírias mas eu tbm não sei escrever tão bem como vc ;)

Gostei daqui, já estava por vir há tempos.
Beijo vírgula Dr Plausível :P

Pracimademoá disse...

Não é o assunto em si que é entediante, Dai. É a freqüência, o ressurgimento, a insistência, a reiteração, a obstinação, a fixação, a monotonia, a recalcitrância, o replay, o tira-teima, o compacto, a respectiva, os melhores momentos, a reprise, o remake, a parte dois, o último capítulo da trilogia, a ressurreição de Jason, a Nova Geração, o box DVD e a edição para colecionadores...

Um dos piores episódios da série toda, e é justamente o que mais repetem.

Maldita greve dos escritores.

Rildo Hora disse...

Ora, chega, então! Pára de escrever, se livra dos pentelhos de plantão, e, veja bem, preenche esta lacuna com sexo. SEXO!! ARDENTE, SELVAGEM E CHEIO DE BAIXARIAS. Como é bom. Vc. sabe disso, não sabe?

Neanderthal disse...

A NoCu é a ISO-9000 das lingua!

Postar um comentário

consulte o doutor