21 outubro 2005

Travessuras de gramãticos

Em país lusófono, sempre dá pra contar com os gramáticos pra raciocinar tudo atravessado e destrambelhar as cabeças de gado q seguem as regrinhas cagadinhas. Sesdias, o Dr Plausível, ao ler numa legenda a frase "Não aceito mais má-criações do seu filho", sinceramente sentiu dó.

Pois ¿não é q o dicionããrio não glosa 'malcriação'?

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Q ridículo.

Qqer besta de carga pode raciocinar q a locução 'má criação' (tal como numa frase como "Os maus modos à mesa são indício de má criação.") resultou na locução adjetiva 'mal criado' e então no adjetivo 'malcriado', e daí resultaram os substantivos 'malcriação' e 'malcriadez', ora pois não?

Mas depois de relegar 'malcriação' e 'malcriações' ao Cemitério das Boas Criações do Português, lá vêm os gramããticos dizer q o certo é 'má-criação' com o plural 'más-criações' e ¡PASMEM TODOS! também 'má-criações'.

Se vc encontrar uma só pessoa q diz unselfconsciously 'má-criações' em todo o planeta Terra e mais três luas, o Dr Plausível jura q faz o curso de Fascismo Avançado da Universidade Mussolini de Berlin.

6 comentários:

Pracimademoá disse...

Mas, espere aí.

1) QUAL dicionário não registra "malcriação"? Ou quais? Supõe-se que vários dicionários foram consultados, ou não?

2) Poucos dicionários propõem-se a ditar normas (normativos). A maioria apenas *registra* o uso dos vocábulos (descritivos), alguns até com bastante complacência. Chegam a registrar muitos vícios e aberrações inventados por quem não tem nenhuma educação e nem sempre inventa ou repassa os termos com base em alguma lógica, embora possa parecer que existe lógica em alguns casos. Os casos que não têm lógica são muitas vezes chamados de "orelhadas". Até isso os dicionários descritivos registram. Então, é justo colocar todos os gramáticos, por atacado, no mesmo nível dos fascistas e abaixo das bestas de carga porque UM determinado vocábulo não aparece registrado em sua forma mais popular?

3) O trabalho dos "gramáticos" não é uma espécie de serviço chato e antipático que ALGUÉM tem que fazer? Não é muito fácil, fácil até demais, alguém NÃO exercer a função deles e ficar apenas do lado de fora criticando?

Permafrost disse...

(1) Vários dicionãrios foram consultados, notadamente o Aurélio, o Houaiss, o Caldas Aulete e o Michaelis. Na verdade, não faz muita diferença 'quantos', pois é sabido q os dicionãrios copiam os verbetes uns dos outros. ¿Q outra explicação para ausência da palavra 'bicicletaria' em todos os dicionários publicados até este ano? (Está presente em apenas dois dicionários, aparecidos este ano.) Procure no Google sobre os vários dicionários q publicaram a palavra inexistente 'dord' devido a um erro na compilação do Webster.

(2) É em grande parte verdade o q vc diz sobre os os dicionários descritivos. Mas a diatribe não foi porque "UM determinado vocábulo não aparece resgistrado". Já vem de longe a minha troçaria dos dicionãrios brasileiros - troça esta apenas tolerada pelo Dr Plausível - e não é apenas pelo q eles têm de normativos, mas pelo q têm de insensato, de desinformativo, de tosco e de pomposo.

(3) Sorry, mas disso discordo. Os gramãticos normativos realizam um serviço chato, antipático, inútil e fascista q NINGUÉM deveria fazer. Eu diria dos gramãticos normativos o q o Douglas Adams disse de outra profissão:

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy defines the marketing division of the Sirius Cybernetics Corporation as "a bunch of mindless jerks who'll be the first against the wall when the revolution comes," ... Curiously enough, an edition of the Encyclopaedia Galactica that had the good fortune to fall through a time warp from a thousand years in the future defined the marketing division of the Sirius Cybernetics Corporation as "a bunch of mindless jerks who were the first against the wall when the revolution came."

Patrícia disse...

Olá... tudo bem?
Estava navegando sem destino por aí e descobri seu blog. É muito bacana!!!rs
Eu li alguns posts e achei hilário. Vc tem um ótimo senso de humor. Agora, essa questão da "Má-criação", eu não vou entrar não... rsrs Prefiro ficar de fora só olhando tudo e tirando as minhas próprias conclusões... que sinceramente não são tão diferentes das suas. rsrs
Mas... tudo bem...
Estou passando mesmo só para dizer que gostei do seu estilo de postar... é bem diferente. Vou linkar vc, posso?
:-)
Voltarei mais vezes.
Um abraço.
Paty

Neanderthal disse...

Somos um país Lusófono!!!!!

benhê disse...

Benhe
mulher solteira procura???

benhê disse...

Benhe
se o Dr. Cúzivel é tão bom de Inglês e é tão ixperto porque ele ainda não se mandou daqui pras estranjas?
Benhe
será que o Dr. Cúzível só gosta de chutar cachorro morto?
Benhe
será que o Dr. Cúzivel não tem aquele famoso recalque de sangue latino?

Postar um comentário

consulte o doutor