24 junho 2004

Vende-se religião

Inúmeros leitores deste blogue têm quase diariamente reclamado q não escrevo mais. O motivo é compreensível, pela gravidade: o Dr Plausível entrou em coma no Dia das Mães e não dá sinais de voltar à consciência.

Pra nosso enaltecido doutor, o único meio de transporte q retém um mínimo da dignidade do pedestre é a bicicleta. Qqer ser humano q se preze não pede mais q o suave deslizar das rodas e a emoção de infinitos perigos a 15 por hora. Mas, assim como são atividades incompatíveis assoviar e chupar cana, tbm é impossível pedalar e gargalhar. Primeiro, q as duas ações requerem generosas lufadas de ar. Segundo, q as lágrimas vão turvando a vista, e daí a um acidente, basta uma pedrinha.

No fatídico dia em q entrou em coma, nosso empírico humanista viu-se entre o pedalar e o gargalhar, e obviamente entregou-se ao segundo. Estava passeando calmamente sem pensar em lhufas, qdo ao virar uma esquina viu-se perante um outdoor com o Padre Marcelo apregoando um vídeo sobre a vida da Virgem Maria com o slogan "Chegou o presente que toda mãe pediu a Deus." Ao sentar-se na sarjeta pra rir, foi rindo rindo rindo até ter um piripaque e ali mesmo entrou em coma.

Como não conversei com ele a respeito do outdoor, mas conhecendo suas opiniões como conheço, só posso conjeturar q o motivo de tanta risada foi o fato de um clérigo rebaixar-se tão profundamente na lama do comercialismo a ponto de cometer três pecados numa só frase:

(1) mentiu descaradamente, pois sabe q é ínfima a porcentagem de mães q pediriam a Deus um vídeo de Maria - tanto pelo fato de q há outras religiões no Brasil e no mundo, como pelo fato de q pouquíssimas mães católicas seriam cretinas o suficiente pra "pedir a Deus" um presenteco duma fita de vídeo;

(2) foi ímpio, profano e sacrílego (e sem-vergonha e de mau-gosto) ao aliciar o nome de seu deus numa campanha q tencionava evidentemente aproveitar-se duma efeméride comercial pra surrupiar uns trocados do povaréu beato;

(3) e o pior de tudo, perpetrou um ataque agudo de hipoplausibilose ao deixar implícito q Deus nem atenderia o pedido das mães, visto q o vídeo não é dado pela Magnificência Divina, e sim vendido por quem se considera seu representante comercial, o Padre Marcelo.

A Igreja Católica há muito está precisando duma consulta com o Dr Plausível, não acham? Mas talvez ele esteja bem em seu coma, porque do jeito q a coisa vai, logo entraria em colapso de novo.

9 comentários:

ramon disse...

ei cara ....vc eh mto inteligente mais falai...pq vcs ficam fazeno citacoes em ingles puta coisa d idiota...pensei q as pessoas cultas valorizassem o brasil..seria uma forma de resgata nossa identidade ..e nao fica de papagaio de americano ....valeu responde ae...

Tigre disse...

Bom senso crítico. Não havia nem cogitado isso. E olha só quanta coisa pra criticar no outdoor. Que se dirá então do filme?

voluntex placebo disse...

Isso de resgatar a identidade é uma coisa que me fala ao coração. Em 2001, eu perdi a minha lá pelas bandas da Praça da República. Caiu muito provavelmente do bolso da minha calça e de certo rolou pela sarjeta imunda do centro de São Paulo e se perdeu. Nunca mais a encontrei. Desde então, sofro que nem te conto. Tive que assumir uma outra identidade, de outro estado, outro número, outra foto, outro carimbo... Pois é.

Permafrost disse...

¿Onde foi q vc viu citações em inglês? No máximo esta página tem algumas palavras inglesas q expressam idéias ou conceitos q não existem em português. Se "resgatar nossa identidade" implica em não dizer o q estamos pensando pois nossa língua não tem as palavras de q precisamos, tô fora.

pracimademoá disse...

Que notícia desoladora. Vou colocar um copo com água em cima do televisor e pedir a Deus que interceda pela plena recuperação do doutor. Sei que hoje é feriado, mas se Deus quiser, ele não há de estar muito ocupado e vai atender as minhas preces.Se alguém tivesse feito isso, o doutor já estaria totalmente recuperado.

Permafrost disse...

Malgrado esforços, preces e simpatias, o doutor continua em coma. ¿Será castigo?

Belly disse...

A hipoplausibilose é tão barata nessa propaganda absurda que não se espera outra coisa do estimado doutor que não o coma profundo.Quem sabe uma hipoplausibilose ainda maior o recuperaria....

Permafrost disse...

¿Quer matar o coitado de tanto rir?

Permafrost disse...

O Dr Plausível acaba de sair do coma. Acho q ainda é cedo pra mostrar a ele algo como o filme Marcelista.

Postar um comentário

consulte o doutor